9 Apartamentos em Álvares Cabral, no Porto

Rua Álvares Cabral, 57, Porto
2016/2018
Os 9 apartamentos em Álvares Cabral são o resultado da reabilitação de um  edifício construído a partir de 1905. Este sofreu alterações e ampliações ao longo do tempo ao seu desenho original. Entre elas estão a total edificação do terreno, a impermeabilização do pavimento térreo e a sua cobertura total com uma laje de betão armado, o rasgamento da fachada ao nível da rua, a substituição dos azulejos originais da fachada, etc.. No piso térreo funcionou durante décadas uma unidade de fabrico e comércio de pão e o alçado do edifício voltado à rua foi adaptado ao negócio.
O  projecto focou na máxima reutilização do edifício, destinando-o à habitação e ao alojamento local. Assim, a fachada da rua, muito alterada nos anos 60 ao nível do r/c,  foi reformulada de modo enquadrar o edifício no ambiente das moradias burguesas, em maioria ao longo da rua.
No piso térreo foram criados espaços descobertos destinados a jardins de uso privado dos apartamentos confinantes. Assim, desagravou-se a impermeabilização do solo, iluminando e ventilando esses apartamentos, e conferindo-lhes conforto térmico e luminoso.
Foi mantida grande parte da compartimentação interior existente no edifício original. Assim, esta foi apenas ajustada ou retirada quando se demonstrou ser incompatível com as funções que a reutilização dos espaços determinaram.
Os 9 apartamentos em Álvares Cabral maximizam o aproveitamento dos espaços,
e iluminação natural. Tiram partido do volume dos espaços existentes. No entanto, interferindo ao mínimo possível nas pré existências.