Apartamentos e loja na Ribeira

Rua de S. João, 2 e 4 / Rua dos Mercadores, 3, Porto
2008/2011O projecto de apartamentos e loja na Ribeira, resultou em 4 apartamentos e a reformulação do comércio de rua já existente. Três desses apartamentos são T0, com frente para as ruas de S. João e dos Mercadores. No  4º andar, o T1 duplex tem três frentes, uma delas sobre a Praça da Ribeira. Esta frente, beneficia de uma varanda a toda a extensão da fachada voltada ao Rio Douro. Todos os compartimentos do piso tem acesso à varanda. Assim, é-lhes oferecida uma impressionante vista sobre a praça, em voo de pássaro. Da mansarda do quarto sob o vão do telhado a vista domina um horizonte, todavia, mais largo.
O projecto de apartamentos e loja na Ribeira não altera exteriormente o edifício. Este é, por ventura, o edifício mais iconográfico e fotografado do Porto.
Interiormente, a alteração foi profunda, em virtude da degradação irreparável dos seus pavimentos. Esta circunstância foi, por certo, uma oportunidade para introduzir um elevador e uma partição interior dos apartamentos que maximizou a utilidade das áreas disponíveis. No entanto, nada obstou a que se preservassem e evidenciassem os pormenores diferenciadores, os quais valorizam os espaços criados.
O ambiente dos apartamentos é complementado pelo domínio visual, sobre a Praça da Ribeira, sobre o rio Douro, e zona ribeirinha de Gaia, através das janelas e varandas. A loja manteve a sua vocação no comércio de proximidade da zona.

Apartamentos e loja na Ribeira

S.Joao1