Casa na Reguenga, Santo Tirso

Reguenga, Santo Tirso

2006A casa na Reguenga, Santo Tirso, implanta-se numa propriedade que contava já com uma piscina descoberta e um edifício térreo de apoio ao lazer da família, como pré-existências estruturantes.

A implantação da casa pretende enquadrar-se com as pré-existências, libertando, ao máximo, o espaço exterior ajardinável. Assim, a casa na Reguenga, ocupa a zona do terreno mais estreita e próxima da rua.

As questões energéticas e do conforto térmico e luminoso determinaram as principais opções na organização dos espaços interiores. Assim, à excepção da cozinha, todos os compartimentos de habitação estão voltados a Sul.

A casa na Reguenga tem dois pisos. Assim, o piso térreo abriga as salas, cozinha, e um quarto, além de arrumos, tratamento de roupa e garagem.

O piso superior abriga 3 quartos. O quarto principal agrega uma área de vestir e um quarto de banho privativo. Além disso, tem um amplo terraço privativo, sobre a sala de refeições, com um horizonte amplo.

Os compartimentos do r/c tem acesso directo ao espaço exterior.

A imagem do edifício é dominada pela pala que cobre a garagem, o alpendre do estacionamento exterior, o acesso à entrada principal e à cozinha. Esta pala sobe ao nível da cobertura da casa e funde-se com ela, cobrindo a varanda do quarto principal.

O volume da sala de refeições é um corpo dissonante que remata o topo nascente da casa.