Casa em S. Félix da Marinha

R. da Capela, Vila Nova de Gaia
2008/2012A casa em S. Félix da Marinha implanta-se num terreno com uma configuração peculiar. Estreito e plano, junto ao arruamento que lhe dá acesso, alargando para nascente enquanto desce acentuadamente até ao curso de água que o limita. Assim, a moradia implanta-se na parte interior e desafogada do terreno, tirando partido da potencial exposição solar a sul. Pelo contrário, a garagem ocupa a parte estreita do terreno, próximo do acesso à propriedade.
O percurso entre o acesso à propriedade e a entrada da casa foi ligado por uma cobertura. Esta, envolvendo o volume da garagem, dá unidade à imagem do conjunto.
O programa funcional da moradia distribui-se entre o piso de entrada e o piso inferior.
A piscina exterior implanta-se ao nível dos compartimentos piso inferior. A piscina enquadra o horizonte visual exterior de todos os compartimentos da moradia.
A exposição solar a Sul é um factor de conforto intencional e calculado. A vista a Sul está garantida a todos os compartimentos de habitação.
A ventilação e climatização natural da casa em S. Félix da Marinha foi particularmente tratada, assistida pelo poço canadiano implementado, e pelo lanternim da cozinha. Assim, os meios mecânicos de climatização apenas assistem e corrigem insuficiências pontuais nos dias mais frios do Inverno.
João Crespo1