Moradia em Massarelos, Porto

Massarelos, Porto
2016/2018 (projecto)
A moradia em Massarelos é uma habitação unifamiliar que pretende tirar partido de condições muito peculiares e exclusivas do terreno no qual se implanta.
Ela implanta-se numa plataforma horizontal, exposta a Sul.
O horizonte visual é largo e privilegiado. Abre-se sobre o rio Douro e sobre um larga extensão da margem de Vila Nova de Gaia.
A plataforma desenvolve-se a um nível muito inferior ao da rua que serve a propriedade. Esta circunstância garante-lhe protecção do ruído.
A moradia não tem qualquer presença no arruamento que lhe dá acesso. A sua configuração proporciona condições de grande privacidade.
A envolvente da moradia em Massarelos é dominantemente arborizada. Isto contribui, para a peculiaridade desta casa, situada nas proximidades de uma das zonas mais urbanizadas do Porto.

A casa desenvolve-se num só piso, embora com dois níveis. No entanto a criação de níveis é um estratagema que permite obter exposição solar a sul aos quartos secundários. Ao mesmo tempo torna a utilização destes quarto independente de outros espaços funcionais na moradia.

Foi favorecida a exposição solar favorável e o horizonte visual ao quarto principal, salas, biblioteca, bem como à circulação entre eles. Estes compartimentos partilham um deck voltado a sul e protegido do vento dominante.

Vista em perspectiva da planta