Reabilitação e ampliação no Gerês

Terras de Bouro
2003O projecto de reabilitação e ampliação no Gerês diz respeito a uma casa de lavoura secular muito degradada. A casa a reabilitar e ampliar, implanta-se num vasto terreno arborizado e com grande privacidade. A topografia expõe a casa a sul e coloca-a diante de uma paisagem verdejante e desimpedida, típica do ambiente da serra do Gerês.
 
A casa tem dois pisos sobrepostos, aos quais, originalmente, foram dadas funções distintas. O piso superior era destinado a uma pequena habitação e o inferior ao lagar de uvas, armazenamento de alfaias e cortes de animais. As aberturas para o exterior, portas e janelas, são estreitas e escassas e como as áreas disponíveis são insuficientes para cumprir o programa funcional.

A extensão do programa funcional determinou a insuficiência da afectação de toda a área coberta existente à habitação. Assim, é acrescentado um volume ao edifício existente, destinado a abrigar o espaço de estar da casa, consagrado a permitir a fruição da ampla paisagem envolvente.

Ao piso superior da velha casa confiaram-se os novos quartos. Ao piso inferior destinou-se, a sala de refeições e cozinha, iluminadas por uma grande abertura na fachada sul e por um “poço de luz zenital” sobre o balcão de preparação das refeições.

O acesso à casa a partir do caminho público foi desenhado de modo orientar a chagada ao edifício sem devassar a a privacidade dos espaços exteriores confinantes com as salas.