Reabilitação e ampliação no Bonjardim

R. do Bonjardim,  Porto

2017/2019 (em construção) A reabilitação e ampliação no Bonjardim resulta da reutilização do velho edifício existente, a requalificar e da construção de um novo corpo a este adoçado. Assim, são criadas 8 fracções, umas destinadas à habitação e outras ao alojamento local.

O edifício existente cujas fachada, escadas de acesso aos pisos superiores e  clarabóia serão repostos na sua aparência original. No espaço remanescente são organizados apartamentos que, numa linguagem visual actual, corresponderão aos padrões de conforto dos nossos dias. No entanto, serão preservados e evidenciados os aspectos e detalhes de época que lhes agreguem valor.

O último piso, ainda que recuado conforme se verifica hoje, será ampliado de modo a abrigar um apartamento luminoso e com um largo horizonte visual.

No logradouro será edificado um volume que complementará o existente e que abrigará dois apartamentos de dois quartos, no r/c e 1º andar. O 3º andar abrigará um apartamento que se distribuirá entre o velho edifício e a nova construção. Este apartamento será acessível apenas pelo edifício existente. No entanto, dará direito ao uso exclusivo da plataforma ajardinada adjacente.

As restantes plataformas ajardinadas serão de acesso e uso comum dos moradores.