Reabilitação em Massarelos

Rua Fonte de Massarelos, Porto
2013 / 2014 (em construção)
 
A reabilitação em Massarelos, no Porto, é o resultado da remodelação e ampliação de um edifício antes ocupado por uma oficina de torneiro, que a Prosica, S.A., sua proprietária, leva a efeito.
O edifício estava envelhecido e apresentava vários problemas de infiltração de água da chuva. Por outro lado, o potencial do edifício, integrado no núcleo histórico da Freguesia de Massarelos, a sua localização junto ao rio Douro e a proximidade de transportes públicos e das vias de ligação à rede rodoviária (Campo Alegre – Ponte da Arrábida) vocaciona-o para o uso habitacional ou para o uso turístico, no âmbito do alojamento local.
Com esta reabilitação em Massarelos pretende-se, assim, converter a oficina em 6 apartamentos de habitação, em duplex, maximizando o reaproveitamento das paredes e estruturas existente. O piso a construir tira partido do actual pé direito da oficina de modo a minimizar o aumento da cércea do edifício. Dada a grande elevação do pavimento actual do edifício e do logradouro em relação à rua da Fonte de Massarelos, por um lado, e a grande aproximação de cotas entre o logradouro e as Escadas do Roleto entendeu-se fazer o acesso ao edifício pelas ditas escadas, utilizando o logradouro com espaço de distribuição. Esta opção garante a privacidade e intimidade dos fogos propostos em relação aos arruamentos.
Assim, todos os fogos tem acesso pelo espaço exterior comum. Todos tem a cozinha/refeições e wc no piso inferior e quarto, quarto de banho e arrumo no piso superior.