Apartamentos e Comércio na Ribeira
Rua de S. João, Porto
2008/2011
Os apartamentos e comércio na Ribeira, resultam do projecto de reabilitação total de um prédio emblemático, do Centro Histórico do Porto.
O edifício, com três fachadas urbanas, tem uma posição preponderante na imagem geral da praça. Além do mais, destaca-se por ter adossada, à sua fachada sul, a fonte de estilo neo-paladiano da Praça da Ribeira, desenhada por John Whitehead.
ler mais
A fonte, mandada construir por João de Amada e Melo, foi concluída em 1786. Mais tarde, em 2000 a fonte recebeu a estátua de S. João, de João Cutileiro. Por isso, o edifício é, talvez, o mais fotografado da Praça da Ribeira.
O projecto
Foram criados no edifício 4 apartamentos, e foi reformulada a loja de comércio de rua, existente.
Três desses apartamentos são T0. Ocupam os primeiro três andares do imóvel. Têm frente para as ruas de S. João e dos Mercadores.
No 4º andar, o T1 duplex tem três frentes, uma delas sobre a Praça da Ribeira. Beneficia de uma varanda em toda a extensão da fachada voltada ao Rio Douro. Esta é acedida por todos os compartimentos deste piso. A vista da varanda sobre a praça é impressionante. Do quarto, na mansarda, o horizonte é, todavia, mais largo.
Exteriormente, o edifício de apartamentos e comércio na Ribeira não sofreu alterações.
O revestimento em azulejos das paredes foi limpo e foram substituídas as peças danificadas.
As caixilharias foram substituídas por outras, com desenho semelhante, mas com maior eficiência energética e acústica.
Os granitos exteriores foram lavados.
O telhado foi renovado e sujeito melhoramentos no desempenho térmico.
Interiormente, a alteração do imóvel foi profunda, em virtude da degradação irreparável da estrutura dos seus pavimentos. Esta circunstância foi uma oportunidade para introduzir um elevador. Assim, a acessibilidade e o conforto foi muito incrementada.
A divisão interior dos apartamentos maximizou a utilidade das áreas disponíveis. No entanto, isso não obstou a que se preservassem e se pusessem em evidência os pormenores diferenciadores pré existentes. Estes são importantes na valorização dos espaços criados.
A loja manteve a sua vocação no comércio de proximidade, da zona. Foi foi-lhe concedido espaço em cave para melhorar a sua funcionalidade.