Os apartamentos em Álvares Cabral, são o resultado da reabilitação e alteração de uma moradia burguesa do início do século XX, reconvertida e 7 facções habitacionais distintas e confortáveis.
O edifício de 4 pisos e duas frentes, com logradouro, estava muito degradado, muito por efeito das patologias nos telhados e caleiras.
No entanto, evidenciava características peculiares, sobre as quais entendemos trabalhar para as recuperar, preservar e potenciar, e com elas qualificar e valorizar o resultado final.
Assim, destacavam-se, a grande qualidade, estética e construtiva das carpintarias interiores e das escadas e corrimãos; a generosidade dos pés direitos; a grande luminosidade interior proporcionada pela ampla clarabóia; e o logradouro longilíneo (típico dos lotes do centro do Porto), com a ruína da “estufa” ao fundo.
Por outro lado, os vãos exteriores, amplos e luminosos, acrescentavam potencial à concepção de habitações confortáveis e aprazíveis.
Do projecto
Na concepção dos apartamentos, as soluções encontradas apoiaram-se na grande qualidade dos detalhes de “época” para com eles valorizar o edifício e enriquecer os ambientes criados.
Porém, prevaleceram as soluções confortáveis, funcionais e sustentáveis em todo o projecto de reabilitação.
Em consequência da conjugação dos critérios descritos, os apartamentos em Álvares Cabral resultaram todos diferentes: na configuração dos seus espaços e na sua caracterização; na exposição solar; na relação com a rua e com a envolvente; no horizonte visual alcançado; e na relação com o pátio e com o jardim.
Assim, cada um dos dois níveis do logradouro foi atribuído aos dois apartamentos confinantes. A “estufa” foi reconstruída e convertida em atelier/quarto.
As escadas comuns, de acesso aos vários pisos, foram restauradas no seu aspecto original e abrilhantas pela luminosidade a clarabóia reabilitada.
Foram reabertas as duas varandas sobre o logradouro, encerradas ao logo dos tempos, que são agora espaços de estar exteriores, complementares dos compartimentos confinantes.
Foi inserida uma varanda no piso superior onde antes existia em pequeno telhado entre a fachada da rua e a do andar recuado. Daqui resultou na oferta de um espaço de estar exterior amplo, adjacente à sala e ao quarto do apartamento confinante.
As tipologias dos apartamentos são T1, T1+1, T2 com pátio exterior, T2 duplex e T3 com jardim.
O conforto térmico, acústico e segurança contra o risco de incêndio foram especialmente tratados.
Deu-se particular atenção ao controle e racionalização dos custos energéticos ao longo do ano.
Planta da Cave
Planta do R/Chão
Planta do 1º Piso
Planta do 2º Piso
Planta da Cobertura
Corte Longitudinal
Mais Projectos
9 apartamentos em Álvares Cabral
Os 9 apartamentos em Álvares Cabral são o resultado da reabilitação de um edifício construído a partir de 1905. Este sofreu alterações e ampliações ao longo do tempo ao seu desenho original.
Apartamentos na Boavista
Os apartamentos na Boavista resultam da remodelação de edifício centenário, simultaneamente sóbrio, imponente e inspirador, convertendo-o em habitações confortáveis, luminosas e distintas.
Edifício na Rua do Almada
O prédio reabilitado de apartamentos e loja na Rua do Almada foi convertido num apartamento T2, 4 apartamentos T0 e 2 apartamentos T1, além de uma loja com sobre-loja.