Apartamentos em Aníbal Cunha, Porto

Rua Aníbal Cunha e Rua da Boavista, Porto
2019
Projecto em curso
O projecto dos apartamentos em Aníbal Cunha, no Porto, promove a remodelação de um edifício existente na envolvente próxima da igreja medieval de Cedofeita. Assim, transforma-se o seu interior em 9 apartamentos, cujas configurações interiores resultam numa oferta muito diversificada de modelos de uso. Estes apartamentos convertem em conforto os atributos do edifício. Entre eles, salienta-se a boa luminosidade interior, a orientação solar, o horizonte visual das janelas e varandas, e os pés direitos generosos.
A qualidade visual e estética das escadas de acesso aos diferentes pisos
acrescenta encanto e distinção aos espaços comuns. As escadas são encimadas por uma ampla clarabóia, envolvida por estuques decorativos originais, a qual as ilumina eficazmente.
O logradouro, de uso comum, tem exposição a sul e é protegido do ruído urbano pelos restantes edifícios que bordejam o quarteirão. Assim, o logradouro é um complemento relevante do conforto e na qualidade da vivência do imóvel.
Os apartamentos compatibilizam os actuais padrões de conforto visual, térmico e funcional,
com o detalhe e a decoração de paredes e tectos do ambiente  do final do séc. XIX.
A introdução de um elevador e pequenos ajustes nos pavimento tornam o edifício acessível. Contudo, estes elementos foram integrados e tratados de modo a que não perturbem a percepção do ambiente do edifício.
A localização destes apartamentos em Aníbal Cunha é de grande proximidade com as centralidades da Baixa e da Boavista.