Apartamentos em Mártires da Liberdade

Rua dos Mártires da Liberdade, Porto

2010

Apartamentos-Martires-da-Liberdade-capa
Reabilitação e reconversão de um edifício no Porto

Os apartamentos em Mártires da Liberdade são o resultado da reabilitação e reconversão de um edifício desocupado.

O edifício
Este edifício dos finais do séc. XIX, elegante noutros tempos, estava muito degradado e devoluto.

O edifício de configurava uma casa burguesa, com espaços de grande representação social e outros de serviço ou para acomodação de serviçais. O 1º andar sobressaía em esplendor e refinamento, que se estendia, em menor grau, ao 2º andar. O 3º andar configurava os quartos das “criadas”, conforme designação da época, com vãos pequenos e caixilharia sumária. Já o rés do chão, para além do espaço de recepção, sob o vão das escadas, estava caracterizado como espaço de arrumo.

Esta realidade, estava inscrita nas proporções das salas, nos detalhes de portas e janelas, guarnições e rodapés, como nos trabalhos em gesso em paredes e tectos.

Ela viria a ser a orientação para o desenvolvimento  desenho dos diferentes apartamentos dos vários pisos.

O projecto

Assim, todos os pavimentos foram substituídos. A cobertura foi completamente renovada.
 
Os apartamentos em Mártires da Liberdade foram organizados em 7 T1 e 2 T0, destinados ao mercado de arrendamento.
 
A configuração e as áreas dos apartamentos reflectem a evidente hierarquização dos espaços e dos pisos, que presidiu à concepção original do edifício.
 
Assim, o salão do 1º andar, era o espaço originalmente caracterizado para à representação da notoriedade social, patente na dimensão e volume do espaço e pela escala das janelas e portas interiores e pelo apuramento dos detalhes de carpintarias e estuques (de que restavam apenas pequenas porções). Nele foi desenvolvido um “loft” em “open space”.
 
O 3º andar era o piso originalmente destinado às “criadas” e dividido em pequenos espaços “pressionados” contra o forro do telhado e iluminados por janelas pequenas. Neste  piso foram criados apartamentos de características mais intimistas.
 
A escada de acesso aos vários pisos de apartamentos, luminosa e imponente, foi integralmente restaurada. Além disso, foi valorizada com uma instalação de lustres que incorpora a iluminação e tirando partido vão e da amplitude da bomba da escada.
No entanto, outros detalhes de época foram salientados para caracterizar e valorizar os espaços de edifício.
 
A fachada posterior foi recuperada e revalorizada com a limpeza e eliminação de acrescentos precários e de má qualidade das varandas.
Edifício reabilitado e reconvertido
Fachada reabilitada em edifício em Mártires da Liberdade - Alçado tardoz
Reabilitação e reconversão de um edifício no Porto
Varada em edifício reconvertido em Mártires da Liberdade
Pormenor de fachada em Mártires da Liberdade
Balaustrada reabilitada em Mártires da Liberdade
Kitchnete em apartamento reabilitado em Mártires da Liberdade - Vista de apartamento em Mártires da Liberdade
Vista do vão de escadas em Mártires da Liberdade
Apartamentos em Mártires da Liberdade - Vista das escadas
Apartamentos em edifício reabilitado e reconvertido em Mártires da Liberdade
Edifício reabilitado e reconvertido em Mártires da Liberdade
Ilumiação de escada em edifício reabilitado em Mártires da Liberdade
Patamar em Mártires da Liberdade
Molduras decorativas em apartamentos em Mártires da Liberdade - Vista interior de um apartamento
Apartamentos em Mártires da Liberdade - Corte longitudinal de edifício reconvertido em apartamentos, na Rua Mártires da Liberdade, no Porto
Corte Longitudinal
Planta do piso térreo do edifício reabilitado
Planta piso 0
Planta de dois apartamento em Mártires da Liberdade
Planta piso 1
Planta do projeto de reabilitação de edifício em Mártires da Liberdade
Planta piso 2
Planta do projeto de arquitetura em Mártires da Liberdade
Planta piso 3

Mais Projectos

Apartamentos e Comércio na Rua S. João

O projecto de apartamentos e loja na Ribeira, resultou em 4 apartamentos e a reformulação do comércio de rua já existente.

Reconversão em Apartamentos

Reconversão e ampliação de um edifício ocupado por uma velha oficina de torneiro mecânico, em Massarelos, no Porto, em 6 apartamentos T1 duplex,  destinados à  habitação ou ao alojamento
turístico.

Reabilitação e Ampliação no Bonjardim

A reabilitação e ampliação no Bonjardim resulta da reutilização do velho edifício existente, a requalificar e da construção de um novo corpo a este adoçado.
Scroll to Top
Verified by MonsterInsights