Este edifício dos finais do séc. XIX, elegante noutros tempos, estava muito degradado e devoluto.
O edifício de configurava uma casa burguesa, com espaços de grande representação social e outros de serviço ou para acomodação de serviçais. O 1º andar sobressaía em esplendor e refinamento, que se estendia, em menor grau, ao 2º andar. O 3º andar configurava os quartos das “criadas”, conforme designação da época, com vãos pequenos e caixilharia sumária. Já o rés do chão, para além do espaço de recepção, sob o vão das escadas, estava caracterizado como espaço de arrumo.
Esta realidade, estava inscrita nas proporções das salas, nos detalhes de portas e janelas, guarnições e rodapés, como nos trabalhos em gesso em paredes e tectos.
Ela viria a ser a orientação para o desenvolvimento desenho dos diferentes apartamentos dos vários pisos.
O projecto
Assim, todos os pavimentos foram substituídos. A cobertura foi completamente renovada.
A configuração e as áreas dos apartamentos reflectem a evidente hierarquização dos espaços e dos pisos, que presidiu à concepção original do edifício.
Assim, o salão do 1º andar, era o espaço originalmente caracterizado para à representação da notoriedade social, patente na dimensão e volume do espaço e pela escala das janelas e portas interiores e pelo apuramento dos detalhes de carpintarias e estuques (de que restavam apenas pequenas porções). Nele foi desenvolvido um “loft” em “open space”.
O 3º andar era o piso originalmente destinado às “criadas” e dividido em pequenos espaços “pressionados” contra o forro do telhado e iluminados por janelas pequenas. Neste piso foram criados apartamentos de características mais intimistas.
A escada de acesso aos vários pisos de apartamentos, luminosa e imponente, foi integralmente restaurada. Além disso, foi valorizada com uma instalação de lustres que incorpora a iluminação e tirando partido vão e da amplitude da bomba da escada.
No entanto, outros detalhes de época foram salientados para caracterizar e valorizar os espaços de edifício.
A fachada posterior foi recuperada e revalorizada com a limpeza e eliminação de acrescentos precários e de má qualidade das varandas.
Corte Longitudinal
Planta piso 0
Planta piso 1
Planta piso 2
Planta piso 3
Mais Projectos
Apartamentos e Comércio na Rua S. João
O projecto de apartamentos e loja na Ribeira, resultou em 4 apartamentos e a reformulação do comércio de rua já existente.
Reconversão em Apartamentos
Reconversão e ampliação de um edifício ocupado por uma velha oficina de torneiro mecânico, em Massarelos, no Porto, em 6 apartamentos T1 duplex, destinados à habitação ou ao alojamento
turístico.
Reabilitação e Ampliação no Bonjardim
A reabilitação e ampliação no Bonjardim resulta da reutilização do velho edifício existente, a requalificar e da construção de um novo corpo a este adoçado.