O projecto
O projecto dos apartamentos na Boavista, no Porto, promove a reorganização do espaço interior de um edifício existente na envolvente próxima da igreja medieval de Cedofeita.
Em simultâneo, promove a revalorização das fachadas e da cobertura. Reproduções qualificadas de azulejos “de época”, revestem e valorizam a imagem urbana do edifício, após reparações gerais de rebocos e assentamento de caixilharias eficientes, térmica e acusticamente..
Por outro lado, é substituída estrutura cobertura, muito debilitada e abatida, por outra, mas mantendo a mesma forma.
A nova estrutura foi desenhada de modo a permitir a optimização da qualidade do espaço dos compartimentos no vão de telhado.
Estes apartamentos convertem em conforto os atributos do imóvel.
Entre eles, salienta-se a belíssima luminosidade interior, a orientação solar, o horizonte visual das janelas e varandas, e os pés direitos generosos.
Em suma, pretende compatibilizar-se os actuais padrões de conforto o em diálogo com os detalhes de e a decoração do ambiente do final do séc. XIX.
A qualidade visual e estética das escadas de acesso aos diferentes pisos
acrescenta encanto e distinção aos espaços comuns.
As escadas são encimadas por uma ampla clarabóia, envolvida por estuques decorativos originais, a qual as ilumina eficazmente.
O logradouro, de uso comum, tem exposição a sul e é protegido do ruído urbano pelos restantes edifícios que bordejam o quarteirão. Assim, o logradouro é um complemento relevante do conforto e na qualidade da vivência do imóvel.
O edifício foi tornado acessível através da introdução de um elevador e de pequenos ajustes nos pavimentos. Contudo, estes elementos foram integrados e tratados de modo a que não perturbem a percepção do ambiente clássico do edifício.
A localização destes apartamentos na rua da Boavista confere grande proximidade das centralidades da cidade do Porto, Baixa e Rotunda da Boavista.