Os apartamentos na Rua dos Bragas resultam da reabilitação de um edifício secular do Porto, que uma empresa especializada no investimento na reabilitação de imóveis (buy-to-let), identificou e adquiriu.
O prédio, localizado diante da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, apresentava um forte potencial de uso habitacional no mercado de arrendamento, acompanhando forte dinâmica da reabilitação da rua dos Bragas. Evidenciava características peculiares, as quais entendemos potenciar, como a clarabóia das escadas, o pátio exterior, os compartimentos do vão do telhado e as águas furtadas. Assim, o edifício foi convertido em 4 apartamentosduplex. As tipologias destes apartamentos são T1 e T1+1 com pátio exterior. As soluções funcionais e práticas prevaleceram em todo o projecto de reabilitação. No entanto, foram sempre enquadradas numa estratégia de absorver os detalhes de época, para com eles enriquecer os ambientes criados.
Os apartamentos são todos diferentes na sua exposição solar, da sua relação com a rua e a envolvente, do seu horizonte, da relação com o pátio e na sua configuração. Os aspectos do conforto térmico, acústico e segurança contra o risco de incêndio foram especialmente tratados. Deu-se particular atenção ao controle e racionalização dos custos energéticos ao longo do ano.
O projecto foi especialmente concebido, orientado, planeado e gerido para permitir a sua execução por pequenas equipas de artesãos muito familiarizados com a reabilitação de imóveis, e um tempo de obra optimizados.
Os apartamentos e comércio no Campo Alegre, Porto, destinam-se ao mercado de arrendamento. Assim, o edifício é composto por cave e rés do chão e 4 andares.
Apartamentos e Lojas, Quinta do Choupelo
O Conjunto Residencial, na Quinta do Choupelo, com comércio e serviços, é um projecto que se inscreve na malha urbana em expansão, do centro da cidade de V. N. de Gaia.