Casa em Crestuma

Crestuma, Vila Nova de Gaia

1994

Projecto de casa em Crestuma - vista de sudoeste
Casa em Crestuma - vista aérea de sueste

A casa em Crestuma, um T3 distribuído em dois andares, implanta-se num terreno em encosta muito acentuada virada ao Douro e ao Norte.

 
O acesso formal à propriedade é a estrada nacional, a Norte. No entanto, o acesso automóvel é feito por um caminho vicinal que desemboca na parte alta do terreno, no topo Sul.
 
A casa e a garagem geram uma plataforma de horizontal que lhes dá acesso ao nível do piso superior, da qual resulta um pátio, exposto a Sul.
 
Todos os compartimentos de habitação estão virados ao rio Douro, a norte. No entanto, a iluminação solar directa desses compartimentos está assegurada. Ela acontece através de janelas voltadas ao pátio e do lanternim, na cobertura, que atravessa longitudinalmente a casa.
 
O piso inferior da casa em Crestuma recebe a luz solar através dos “poços de luz“. Um destes “poços” corresponde ao pé direito duplo que liga as salas sobrepostas.
 
Da cobertura inclinada, na continuação do lanternim, resulta uma enorme janela, a Sul, que enche de luz solar ambos os pisos.
 
O outro “poço de luz”, ilumina com luz do Sol o escritório contíguo à sala de estar, no piso inferior. No entanto, o Sol chega através do vão da fachada que também ilumina a cozinha.
 
A sala de refeições, no piso superior, é o espaço preponderante de chegada a casa, e de circulação entre os vários espaços funcionais.
 
O hall dos quartos, é também espaço de lazer ou estudo, e tem acesso ao exterior.

 

Projecto de casa em Crestuma
Casa emCrestuma - Vista da fachada sul
Projecto de casa em Crestuma - vista em voo de pássaro
Casa em Crestuma - Plantas e corte

Mais Projectos

Apartamentos na Boavista

Os apartamentos na  Boavista resultam da remodelação de edifício centenário, simultaneamente sóbrio, imponente e inspirador, convertendo-o em habitações confortáveis, luminosas e distintas.

Apartamentos na Rua do Almada

O edifício de apartamentos reabilitado,  na Baixa do Porto, foi convertido em 7 apartamentos e uma loja.

Edifício na Rua Alvares Cabral

Os apartamentos em Álvares Cabral, são o resultado da reabilitação e alteração de uma moradia burguesa do início do século XX, reconvertida e 7 facções habitacionais distintas e confortáveis.