Casa em Crestuma
Crestuma, Vila Nova de Gaia
1994
ler mais
O acesso formal à propriedade é a estrada nacional, a Norte. No entanto, o acesso automóvel é feito por um caminho vicinal que desemboca na parte alta do terreno, no topo Sul.
A casa e a garagem geram uma plataforma de horizontal que lhes dá acesso ao nível do piso superior, da qual resulta um pátio, exposto a Sul.
Todos os compartimentos de habitação estão virados ao rio Douro, a norte. No entanto, a iluminação solar directa desses compartimentos está assegurada. Ela acontece através de janelas voltadas ao pátio e do lanternim, na cobertura, que atravessa longitudinalmente a casa.
O piso inferior da casa em Crestuma recebe a luz solar através dos “poços de luz“. Um destes “poços” corresponde ao pé direito duplo que liga as salas sobrepostas.
Da cobertura inclinada, na continuação do lanternim, resulta uma enorme janela, a Sul, que enche de luz solar ambos os pisos.
O outro “poço de luz”, ilumina com luz do Sol o escritório contíguo à sala de estar, no piso inferior. No entanto, o Sol chega através do vão da fachada que também ilumina a cozinha.
A sala de refeições, no piso superior, é o espaço preponderante de chegada a casa, e de circulação entre os vários espaços funcionais.
O hall dos quartos, é também espaço de lazer ou estudo, e tem acesso ao exterior.