A Casa na Foz converte as muitas e diversificadas expectativas de uma família em espaços funcionais claros e coerentemente articulados, com fruição confortável e flexível. Isto, num lote de terreno fortemente condicionado por regras e regulamentos.
O lote desta Casa na Foz é “apertado”. “Apertado”, porque o perímetro da área de implantação é rígido e a sua ocupação é obrigatória, segundo o regulamento do loteamento. O mesmo se aplica aos vários andares.
Assim, definiu-se uma partição funcional do espaço interior que se enquadrasse no perímetro exterior obrigatório e, simultaneamente acomodasse o programa funcional.
Nesse sentido, a distribuição das áreas habitáveis obrigou estratagemas para a fruição máxima do espaço da moradia. Exemplo disso é, a sucessão de salas, de estar, refeição e de trabalho, mais ou menos interligadas, no r/c, por um lado. Por outro, a divisão do espaço de estar em dois níveis, cave e r/c, tendo o pátio exterior, convenientemente rebaixados, como patamar intermédio e referência visual comum.
Este pátio, desfasado de qualquer piso, é o prolongamento, no exterior, de ambas as salas. Ao mesmo tempo, dá condições de iluminação e exposição solar adequadas ao uso agradável da sala em cave.
A cave, acomoda a garagem, lavandaria e arrumos, além da sala de estar, mas também a sala de música e cinema.
Os 4 quartos da casa na Foz acomodam-se no 1º andar. O quarto principal tem acesso exclusivo a um terraço voltado a Sul.
O 2º andar é destinado à cultura física e bem estar. Tem, em complemento, um amplo terraço com vista sobre a foz do rio Douro.
Planta do piso 1
Corte
Planta do piso 0
Planta do piso 2
Planta do piso 3
Mais Projectos
Concept Store na Avenida do Brasil
A Concept Store na Avenida do Brasil, no Porto levou à reabilitação e reconversão de uma moradia numa loja que reúne pontos de venda e restaurante, que expõe e vende obras de arte, moda, música, design, culinária e cultura.
Remodelação de edifício na Foz
A remodelação de edifício na Foz do Douro resulta na conversão de duas moradias geminadas em duas habitações confortáveis e distintas, após emparcelamento dos respectivos lotes.
Casa em Nevogilde
Projecto de duas casas independentes, com jardim, confortáveis e luminosas, numa parcela de terreno indivisa.