Casa na Reguenga
Reguenga, Santo Tirso
2006
com,
Helder Sousa
Luís Lima
Luís Moreira
A casa na Reguenga, Santo Tirso, tem um programa de 4 quartos. Implanta-se numa propriedade que contava já com pré-existências estruturantes. Eram elas, uma piscina descoberta e um edifício térreo de apoio ao lazer da família.
ler mais
Implantação
A implantação da casa pretende enquadrar-se com as pré-existências, libertando, ao máximo, o espaço exterior ajardinável. Por isso, a casa na Reguenga, ocupa a zona do terreno mais estreita e próxima da rua e, assim, estabelece a fronteira entre o espaço de acesso à propriedade, e a intimidade do jardim.
Sustantabilidade
As questões energéticas e do conforto térmico e luminoso determinaram as principais opções na organização dos espaços interiores. Assim, à excepção da cozinha, todos os compartimentos de habitação estão voltados a Sul. O mesmo acontece com varandas dos quartos secundários e do quarto de vestir.
Os septos que separam as varandas moderam a incidência do sol ao longo do ano.
O aquecimento do ambiente e da água quente sanitária deve-se a fontes de energia renovável. O poço provençal (ou canadiano) implementado, é um importante contributo para a climatização do ambiente, sobretudo no verão, sem qualquer custo energético.
Organização e funcionalidade
A casa na Reguenga tem dois pisos, funcionalmente distintos.
Assim, o piso térreo abriga as salas, cozinha, e um quarto, além de arrumos, tratamento de roupa e garagem.
Por seu lado, o piso superior abriga 3 quartos.
O quarto principal inclui uma área de vestir e um quarto de banho privativo. Além disso, dispõe um amplo terraço de uso exclusivo, com um horizonte amplo sobre a propriedade e sobre a paisagem.
Os compartimentos do r/c tem acesso directo ao espaço exterior. Prolongam-se para o jardim.
Da imagem do edifício sobressai a pala que cobre a garagem, protege o estacionamento exterior e o percurso de acesso à entrada principal e à cozinha. Esta pala “sobe” ao nível da cobertura da casa e funde-se com ela, cobrindo o terraço do quarto principal.
O volume da sala de refeições é um corpo dissonante que remata o topo nascente da casa.