Casa no Monte da Virgem

Monte da Virgem, Vila Nova de Gaia

1987/1995

casa-monte-da-virgem-alcado-rua
casa-monte-da-virgem-alcado-rua
A casa no Monte da Virgem tem como programa um T3 para uma família que privilegia os compartimentos destinados ao convívio e com uma relação imediata com o terreno envolvente.  A casa, implanta-se num terreno arborizado, o qual é ajardinado na envolvente do edifício.
A pendente acentuada para poente, torna o terreno demasiado exposta ao movimento da rua.
Assim, a fachada poente pretende formar uma barreira de protecção da privacidade no interior da propriedade.
A disposição em “U” do volume da moradia gera um pátio abrigado do vento, do ruído da rua e com grande privacidade. Desta configuração resultam duas fachadas voltadas a Sul, as quais proporcionam a melhor exposição solar e conforto térmico ao longo do ano.
O piso inferior está encostado ao terreno, a nascente. Abriga os espaços da entrada na moradia, a garagem e as áreas de serviço.
A entrada na casa no Monte da Virgem consta de um vestíbulo e uma sala de recepção. O espaço do vestíbulo, com pé direito duplo, é dominado por dois elementos de forte impacto visual. Um é o primeiro lanço da  escada de acesso ao piso superior. O outro, é um lavatório, algo simbólico da chegada a casa. Estes elementos, e a sua envolvente, são ambos revestidos com grandes peças em mármore de Estremoz.
 
A vida da família passa-se na piso superior. Aqui, a maioria dos compartimentos de habitação tem acesso directo ao pátio exterior. E deste, ao jardim e à mata.
A sala de refeições e a cozinha são apenas iluminadas a poente e a norte, respectivamente. Só têm acesso ao terreno através da escada exterior que liga a varanda da sala de refeições ao jardim de entrada na moradia.
A sala de estar, dotada de amplas aberturas a nascente, para o pátio exterior, e para poente, para a rua, domina a vida na propriedade. Este espaço, de estar e lazer, tem associado um espaço de bem estar, equipado com tanque de hidromassagem e um sauna. Este espaço, iluminado a Sul, tem acesso directo ao jardim. O desnível dos pavimentos da sala corresponde a cada uma das funções. Este oferece a necessária reserva a cada uma delas. O revestimento a mármore de Estremoz de paredes e pavimentos concorre para a sua diferenciação.
A cobertura é ajardinada. Esta solução assegura conforto térmico ao edifício e um enquadramento visual adequado à casa, quando observada da parte alta do terreno.
O piso térreo, acomoda também a sala de recepção de convidados, para além  e dos aposentos da empregada doméstica, assegurando-lhe a sua privacidade, a lavandaria, sala de jogos, a garagem e áreas técnicas.
Alçado da fachada
Vista do pátio
planta do piso inferior
Planta do piso 0
Planta do piso superior
Planta do piso 1

Mais Projectos

Casa em Barbeita

A casa em Barbeita, Monção, implanta-se num terreno, com uma leve pendente a norte.

Casa na Reguenga

A casa na Reguenga, Santo Tirso, implanta-se numa propriedade que contava já com uma piscina descoberta e um edifício térreo de apoio ao lazer da família, como pré-existências estruturantes.

Casa em Miramar

O lote da casa em Miramar é uma plataforma elevada sobre o arruamento.