Casas em Nevogilde

Rua Pêro de Alenquer, Porto

2008

Casa-em-Nevogilde-jardim-capa
Casa-em-Nevogilde-jardim-e-sala
O projecto das casas em Nevogilde viabiliza duas moradias (T3 e T4) com jardim, independentes e confortáveis, num lote, sem qualquer divisão administrativa do terreno.
O terreno
O lote de terreno está “encaixado” entre dois edifícios com enorme impacto visual e por eles devassado.
Os edifícios confinantes são muito diferentes em alinhamentos de fachadas, volumes, em revestimentos e acabamentos de paredes exteriores e muros, enfim, na sua expressão geral.
 
Condicionantes do projecto
O projecto do novo edifício tem que acautelar a agradável fruição aos utilizadores das duas habitações a edificar. Tem que garantindo-lhes suficiente privacidade, uma boa relação com os respectivos jardins, boa iluminação natural dos compartimentos, fazendo-os esquecer o contexto urbanístico
 
Isso implicou, por um lado, o maior aproveitamento da área de construção permitida, e por outro, encontrar soluções para a agradável iluminação e ventilação natural dos compartimentos de habitação, sem lhes prejudicar a privacidade. 
 
O projecto
Pretendeu-se que às habitações fosse dada a habitabilidade de moradias independentes.

Assim, têm ambas acesso independente e directo da rua e jardim privativo. Partilham apenas o acesso comum às garagens individuais, com acesso directo às habitações.

O diferente nível de exposição à vizinhança levou a que o interior
das duas casas tenham configurações muito diferentes, e ajustados para a
menor interferência entre si.

Por exemplo, uma das moradias tem pátio interior descoberto e os espaços de estar divididos por dois níveis, enquanto a outra, tem as salas num único nível, parcialmente iluminadas por uma clarabóia no tecto da zona de jantar. A moradia nascente tem um terraço ao nível do andar, o qual, não tem como perturbar a privacidade da moradia poente, por via do afastamento imposto pelo pátio interior descoberto.

Assim, as habitações oferecem espaços funcionais, disposições e exposições solares  muito diferentes.

A organização interior dos espaços, cozinha, salas, quartos, permitem a flexibilidade suficiente de uso para acomodar, em conforto, diferentes padrões de necessidades e objectivos dos futuros habitantes.
 
Potenciou-se a utilização das moradias (T3 e T4) por famílias mais numerosas. e por isso com maior diversidade de necessidades e de modelos de conforto. Por isso, foram procuradas soluções de espaços que permitam, em simultatâneo, de usos independentes, através de espaços de estar repartidos por pisos diferentes ou separados, interiores e exteriores.
 
O saguão sobre a clarabóia da sala, na casa poente, e o pátio interior descoberto, interposto entre salas, na casa nascente, são soluções que concorrem para trazer a luz natural de outras tonalidades para zonas interiores das habitações e assim acentuar a diferenciação da percepção dos espaços.

 

Casas em Nevogilde - Perspectiva do jardim sobre a sala de estar, o pátio interior descoberto e a sala de jantar de projecto em Nevogilde
Casas em Nevogilde - Vista do pátio interior descoberto e da sala de estar com o jardim em fundo.
Casas em Nevogilde - Vista do pátio interior descoberto e da sala de estar com o jardim em fundo.
Casa-em-Nevogilde--sala-de-estar-e-jardim
Casa-em-Nevogilde-jardim-exterior
Casa-em-Nevogilde-terraco
Casas em Nevogilde - Fachada
Casas em Nevogilde - Planta do piso de garagens do projecto de moradia bifamiliar, em Nevogilde, Porto.
Planta da Cave
Casa em Nevogilde - Planta do piso térreo do projecto de moradia bifamiliar, em Nevogilde, Porto.
Planta do R/Chão
Casas em Nevogilde - Planta do piso intermédio
Planta do 1º Andar
Casas em Nevogilde - Planta do piso superior da casa em Nevogilde
Planta do 2º Andar
Casa-em-Nevogilde-Corte
Corte Longitudinal

Mais Projectos

Casa no Campo Alegre

A Casa no Campo Alegre é uma habitação unifamiliar que pretende tirar partido de condições muito peculiares e exclusivas do terreno no qual se implanta.

Remodelação em edifício na Foz

Reorganização do espaço interior de um edifício modo a converte-lo num condomínio de dois apartamentos.

Casa na Foz

O lote desta casa na Foz é “apertado”. “Apertado”, porque o perímetro da área de implantação é rígido e a sua ocupação é obrigatória, segundo o regulamento do loteamento. O mesmo se aplica aos vários andares.