Edifício de apartamentos em Paranhos

Rua Henrique de Sousa Reis, Porto

2018

Edificio-de-habitação-plurifamiliar-Areosa-fachada-principal
Edifício de apartamentos em Paranhos - vista nascente
com,
Alexandra Morais
Marcelo Oliveira

O edifício de apartamentos em Paranhos é um projecto  de arquitectura para a  construção de habitação multifamiliar e um parque de estacionamento para exploração comercial.

O terreno
O terreno tem uma configuração muito irregular, resultado de vicissitudes indiferentes à divisão original da propriedade.
 
A sua inclinação faz com que uma parte do terreno tenha uma cota inferior à do arruamento e a parte oposta a tenha acima deste.
 
A parte do terreno que comporta a edificação de habitação é fortemente afectada pela sombra provocada pelos edifícios envolventes pelo volume do pavilhão industrial adjacente. No entanto, é a zona do terreno que reunie as melhores condições de edificabilidade confortável.
 
O projecto
A primeira condição do projecto é a garantia da total independência entre o uso habitacional e o uso comercial do parque de estacionamento que ocupa a totalidade piso térreo. Os acessos automóvel e pedonal ao parque de estacionamento são independentes.

A implantação do edifício de apartamentos em Paranhos é aquela que proporciona mais e melhor iluminação solar das habitações, bem como a melhor vista sobre paisagem envolvente.
 
Assim, os 39 apartamentos são dispostos em quatro pisos, dominantemente, orientados a nascente e poente, já que a fachada sul está ensombrada pelos edifícios fronteiros durante a maior parte do ano.
 
As fachadas do edifício foram trabalhadas tendo em conta a sua enorme diferença de potencial, de modo a conseguir os melhores índices de conforto dadas as condições específicas de cada uma delas.
 
Assim, a fachada nascente reflecte a procura do sol evitando a vista sobre o pavilhão industrial adjacente e o boliço do seu funcionamento.
 
A fachada poente, desafogada e calma, é preenchida com varandas amplas.
 
Os apartamentos, de T0  a T3, apresentam uma oferta diversificada de configurações para acomodar diferentes necessidades de uso e expectativas de conforto. Estão desenhados de modo a maximizar o potencial de cada orientação solar, perspectiva sobre a envolvente e a protecção contra o ruído exterior.
Edifício de apartamentos em Paranhos - Vista da fachada voltada à rua
Acesso às entradas no edifício e aos pisos de estacionamento
Edifício de apartamentos em Paranhos - perspectiva, a partir do parque de estacionamento
Edifício de apartamentos em Paranhos - perspectiva
Edifício de apartamentos em Paranhos - Vista do alçado poente e do acesso ao parque público de estacionamento
Edifício de apartamentos em Paranhos - Planta do piso de acesso
Planta do Piso 0
Planta do piso tipo
Planta Piso Tipo
Edifício de apartamentos em Paranhos - Corte transversal
Corte Transversal
Edifício de apartamentos em Paranhos - Corte longitudinal
Corte Longitudinal

Mais Projectos

Apartamentos na Rua dos Bragas

Os apartamentos na Rua dos Bragas resultam da reabilitação de um edifício secular do Porto, que a Tempoviável, Lda, empresa especializada no investimento na reabilitação de imóveis (buy-to-let), identificou e adquiriu.

Apartamentos na Quinta do Choupelo

O Conjunto Residencial, na Quinta do Choupelo, com comércio e serviços, é um projecto que se inscreve na malha urbana em expansão, do centro da cidade de V. N. de Gaia.

Apartamentos e Comércio no Campo Alegre

Os apartamentos e comércio no Campo Alegre, Porto, destinam-se ao mercado de arrendamento. Assim, o edifício é composto por cave e rés do chão e 4 andares.