O edifício de apartamentos em Paranhos é um projecto de arquitectura para a construção de um edifício de habitação multifamiliar de 39 apartamentos, e um parque de estacionamento para exploração comercial.
O terreno tem uma configuração muito irregular, resultado de vicissitudes indiferentes à divisão original da propriedade.
A sua inclinação faz com que uma parte do terreno tenha uma cota inferior à do arruamento e a parte oposta a tenha acima deste.
A parte do terreno que comporta a edificação de habitação é fortemente afectada pela sombra provocada pelos edifícios envolventes pelo volume do pavilhão industrial adjacente. No entanto, é a zona do terreno que reunie as melhores condições de edificabilidade confortável.
O projecto
A primeira condição do projecto é a garantia da total independência entre o uso habitacional e o uso comercial do parque de estacionamento que ocupa a totalidade piso térreo. Os acessos automóvel e pedonal ao parque de estacionamento são independentes.
A implantação do edifício de apartamentos em Paranhos é aquela que proporciona mais e melhor iluminação solar das habitações, bem como a melhor vista sobre paisagem envolvente.
Assim, os 39 apartamentos são dispostos em quatro pisos, dominantemente, orientados a nascente e poente, já que a fachada sul está ensombrada pelos edifícios fronteiros durante a maior parte do ano.
As fachadas do edifício foram trabalhadas tendo em conta a sua enorme diferença de potencial, de modo a conseguir os melhores índices de conforto dadas as condições específicas de cada uma delas.
Assim, a configuração da fachada nascente e o posicionamento dos vãos exteriores reflecte a procura do sol, evitando a vista sobre o pavilhão industrial adjacente e o boliço do seu funcionamento.
A fachada poente, desafogada e calma, é preenchida com varandas amplas, que resultam na extensão do espaço interior dos compartimentos com elas confinantes.
Os apartamentos, de um e dois quartos, apresentam uma oferta diversificada de configurações para acomodar diferentes necessidades de uso e expectativas de conforto. Estão desenhados de modo a maximizar o potencial de cada orientação solar, perspectiva sobre a envolvente e a protecção contra o ruído exterior.
Planta do Piso 0
Planta Piso Tipo
Corte Transversal
Corte Longitudinal
Mais Projectos
Apartamentos na Rua dos Bragas
Os apartamentos na Rua dos Bragas resultam da reabilitação de um edifício secular do Porto, que a Tempoviável, Lda, empresa especializada no investimento na reabilitação de imóveis (buy-to-let), identificou e adquiriu.
Apartamentos na Quinta do Choupelo
O Conjunto Residencial, na Quinta do Choupelo, com comércio e serviços, é um projecto que se inscreve na malha urbana em expansão, do centro da cidade de V. N. de Gaia.
Apartamentos e Comércio no Campo Alegre
Os apartamentos e comércio no Campo Alegre, Porto, destinam-se ao mercado de arrendamento. Assim, o edifício é composto por cave e rés do chão e 4 andares.