Edifício de Habitação e Comércio no Campo Alegre

Rua do Campo Alegre, Porto

2008/2013

edificio-no-campo-alegre-entrada-principal
edificio-no-campo-alegre-entrada
O edifício de habitação e comércio no Campo Alegre, Porto, destina-se ao mercado de arrendamento. Os parâmetros urbanísticos do local determinaram uma cércea que permitiu edificar uma cave, rés do chão e 4 pisos acima deste.
O programa funcional decorreu da especificidade da procura de habitação determinada pela proximidade do polo universitário do Campo alegre e da configuração do edifício por força da aplicação das regras dos códigos municipais.
Assim, a cave e o rés do chão comportam dois espaços de comércio, em duplex. Os respectivos pés direitos duplos asseguram, folgadamente, bons níveis de iluminação e arejamento dos espaços em cave.
Os quatro andares destinam-se a habitação. Cada piso tem dois apartamentos, de um e de dois quartos.

O desenho interior dos apartamentos foi ao encontro das necessidades e modelos de conforto da população universitária, na maioria estudantes, mas também ,professores e investigadores.
No entanto, a diferente exposição solar das duas fachadas, uma a sul e outra a norte, determinaram estratégias diferentes na configuração interior dos apartamentos. Assim, os apartamentos orientados a norte foram dotados de janelas a poente, aproveitando a maior profundidade do edifício em relação à dos prédios vizinhos. Os apartamentos a sul têm maiores vãos envidraçados para o exterior.

Os apartamentos e comércio na Campo Alegre pretendem proporcionar as melhores condições de conforto visual, térmico e funcional.

Apesar da configuração estreita da parcela de terreno, foi possível criar dois lugares de estacionamento no interior da parcela, mantendo a permeabilidade do solo do logradouro.
edificio-no-campo-alegre-fachada-norte
edificio-no-campo-alegre-fachada-sul
edificio-no-campo-alegre-fachada
edificio-no-campo-alegre-entrada-lateral
Planta da Cave
Planta do R/Chão
Planta do Piso Tipo
Corte Longitudinal
Corte Transversal

Mais Projectos

Apartamentos na Rua dos Bragas

Os apartamentos na Rua dos Bragas resultam da reabilitação de um edifício secular do Porto, que a Tempoviável, Lda, empresa especializada no investimento na reabilitação de imóveis (buy-to-let), identificou e adquiriu.

Apartamentos e Loja na Rua do Rosário

Os apartamentos e loja na Rua do Rosário  resultam da reabilitação e reconversão de um edifício degradado do centro do Porto.

Apartamentos e Lojas, Quinta do Choupelo

Os apartamentos e lojas situam-se na Quinta do Choupelo.