O edifício de habitação e comércio no Campo Alegre, Porto, oferece 8 apartamentos, T1 e T2, e dois espaços comerciais. Os apartamentos, luminosos e confortáveis foram configurados para o mercado de arrendamento.
Os parâmetros urbanísticos definidos para o local determinaram uma cércea que permitiu edificar uma cave, rés do chão e 4 pisos acima deste.
O programa funcional decorreu da especificidade da procura de habitação determinada pela proximidade do pólo universitário do Campo alegre e da configuração do edifício por força da aplicação das regras dos códigos municipais.
Assim, a cave e o rés do chão comportam dois espaços de comércio, em duplex. Os respectivos pés direitos duplos asseguram, folgadamente, bons níveis de iluminação e arejamento dos espaços em cave.
Os quatro andares destinam-se a habitação. Cada piso tem dois apartamentos, de um e de dois quartos.
O desenho interior dos apartamentos foi ao encontro das necessidades e modelos de conforto da população universitária, na maioria estudantes, mas também ,professores e investigadores.
No entanto, a diferente exposição solar das duas fachadas, uma a sul e outra a norte, determinaram estratégias diferentes na configuração interior dos apartamentos. Em consequência, os apartamentos orientados a norte foram dotados de janelas a poente, aproveitando a maior profundidade do edifício em relação à dos prédios vizinhos. Os apartamentos a sul têm maiores vãos envidraçados para o exterior.
O edifício de habitação e comércio pretende proporcionar as melhores condições de conforto visual, térmico e funcional.
Apesar da configuração estreita da parcela de terreno, foi possível criar dois lugares de estacionamento no interior da parcela, mantendo a permeabilidade do solo do logradouro.
Planta da Cave
Planta do R/Chão
Planta do Piso Tipo
Corte Longitudinal
Corte Transversal
Mais Projectos
Apartamentos na Rua dos Bragas
Os apartamentos na Rua dos Bragas resultam da reabilitação de um edifício secular do Porto, que uma empresa especializada no investimento na reabilitação de imóveis (buy-to-let), identificou e adquiriu.
O empreendimento residencial, comercial e de serviços, na Quinta do Choupelo, é um projecto com forte impacto na malha urbana – nas suas várias vertentes – do centro da cidade de V. N. de Gaia.