Fábrica da Industrial Laborum

Sobreiro Torto, Albergaria-a-Velha

1998

Fábrica da Industrial Laborum - Ambiente no cais de carga
Fábrica da Industrial Laborum - Vista da fachada do cais de carga
O projecto da instalação da fábrica da Industrial Laborum em Albergeria-a-Velha compreende a remodelação e ampliação de uma pequena unidade industrial desactivada. E, que o resultado fosse relevante na afirmação da imagem corporativa da organização.
Do programa constaram duas linhas de fabrico com tecnologias diferentes (serralharia e carpintaria) as quais, a meio do processo permutam componentes e produtos semi-acabados, necessários à finalização das respectivas linhas de produtos.
 
Assim, foi particularmente exigente o planeamento dos lay-out e os pontos de contacto dos pavilhões dedicados a cada uma das linhas de fabrico.
 
As duas actividades tem a mesma administração. Partilham os mesmos serviços administrativos e comerciais, o showroom e as salas de formação.
 
Os trabalhadores de ambas as empresas partilham o mesmo bar e restaurante, bem como o recinto desportivo no exterior.
 
Uma pequena estação de serviço, mantêm e abastece os veículos de ambas as empresas.
 
O programa incluiu a adopção de mecanismos particularmente exigentes no que respeita ao conforto dos operários, bem como na poupança e controle do consumo de energia, tratamento de esgotos e resíduos.
Fábrica da Industrial Laborum - Cais de carga de produto acabado
Fábrica da Industrial Laborum -Pormenor da fachada
Fábrica da Industrial Laborum - Vista do alçado tardoz
Fábrica da Industrial Laborum - Vista do cais de descarga de matéria prima
Edifício industrial - Vista da fachada tardoz e do silo

Mais Projectos

A reconversão de oficina em apartamentos, em Massarelos, no Porto, resulta da remodelação e ampliação de uma nave industrial antes ocupada por um negócio de torneiro mecânico.
 
Os apartamentos e lojas situam-se na Quinta do Choupelo. Esta quinta situa-se numa colina exposta a poente mas com um largo horizonte sobre o Porto e o rio Douro