Reabilitação de casa em Barbeita

Barbeita, Monção

2021/2022(projecto)

Casa-na-Ponte-do-Mouro-Patio-sala-de-estar

A reabilitação de casa em Barbeita, Monção, converte uma pequena construção em ruína integrada numa área protegida, numa habitação luminosa e confortável, funcional e eficiente, integrada no ambiente construído existente.

O existente
A ruína, com dois pisos, tem frente para dois arruamentos desnivelados. Um, a sul, ao nível do piso inferior dá acesso directo ao r/c da casa, bem como, através de escadas exteriores, ao piso superior. O outro, é um beco sem saída a norte, e tem uma cota média de 0,4m acima do pavimento superior do edifício a reabilitar.
A fachada sul, tem uma única janela de pequenas dimensões. As restantes aberturas são as portas de acesso aos espaços que outrora terão sido cortes de animais ou adegas, e a de entrada no piso superior.
 
A fachada tardoz é apenas uma parede opaca com uma passagem para o exterior.
 
O local está inserido numa área sujeita a um plano de preservação do ambiente envolvente da Ponte de Mouro. Este plano que, aparentemente não é revisto nem monitorizado desde 1994, ano em que foi concebido, impõe regras estritas (e cegas à realidade a que se aplicam) na reabilitação de algumas das construções escolhidas entre várias da zona, cujo critério mal se percebe nos dias de hoje. No entanto, o presente projecto de reabilitação incide sobre uma dessas construções, e foi com as regras em vigor que buscamos e encontramos as soluções de conforto exigíveis e indispensáveis
 
Objectivos programáticos
Pretende-se obter uma habitação com uma cozinha, uma sala e um quarto, com boas condições de ventilação e iluminação directa do Sol, no mínimo, as legais.
Completar as necessidades do agregado familiar com outros dois quartos “satélites” para uso menos frequente.
Eliminar as patologias construtivas existentes e concretizar um modelo construtivo eficiente sem sobrecarregar a construção existente.
 
 
Casa na Ponte do Mouro-Sala
Reabilitação-em-Monção-beco-poente
Reabilitação-casa-monção--beco-12
Casa na Ponte do Mouro-Cozinha-Patio-Sala-web
Casa na Ponte do Mouro-Sala-pátio-Cozinha-web

Mais Projectos

Casa em Nevogilde

O projecto de moradia bifamiliar em Nevogilde, insere-se num lote de terreno “encaixado” entre dois edifícios com enorme impacto visual e por eles devassado. Os edifícios confinante diferem muito em alinhamentos, volumes, revestimentos, e expressão geral.

Casa na Reguenga

A casa na Reguenga, Santo Tirso, implanta-se numa propriedade que contava já com uma piscina descoberta e um edifício térreo de apoio ao lazer da família, como pré-existências estruturantes.

Casa no Monte da Virgem

A casa no Monte da Virgem implanta-se num terreno arborizado. A pendente acentuada para poente, torna o terreno demasiado exposto à rua.