A reabilitação e ampliação no Bonjardim resulta na reconversão de uma velha casa burguesa existente, a requalificar, e na construção de um novo volume justaposto ao velho edifício. O resultado será a edificação de 8 apartamentos.
Construída no início do Séc.XX, a velha moradia ocupa a totalidade da frente do terreno no se implanta, por isso, só através delas se acedo ao logradouro.
O terreno, muito profundo e desnivelado, desenvolve-se em socalcos muito desnivelados, suportados por muros altos, em blocos de granito. Os socalcos são acedidos por vários lanços de escadas alinhados ao longo do muro de meação a sul.
A casa, devoluta há anos e muito degrada, aparenta ter sido construída em várias fases, a última das quais configura uma ampliação da moradia sobre o talude adjacente. Esta ampliação, é a única parte da casa cujos compartimentos se relacionam com o terreno o qual terá sido um jardim (em tempos idos). No entanto, é esta a parte da casa que está ainda mais degrada, isto é, em ruína.
O edifício existente tem quatro pisos, um dos quais é uma mansarda, a qual ocupa uma área muito menor que os restantes pisos. O acesso aos vários pisos é feita por uma escada central iluminada por uma ampla claraboia pousada numa abóbada cuja orla é decorada com motivos vegetais em gesso moldado.
O projecto
No edifício existente, as fachada, as escadas de acesso aos pisos superiores e a clarabóia serão repostas na sua aparência original.
Nas restantes áreas da velha moradia são organizados apartamentos que, numa linguagem visual actual, cumprirão os padrões de conforto exigíveis dos nossos dias. No entanto, serão preservados e evidenciados os aspectos e detalhes de época que lhes agreguem valor.
O último piso, ainda que recuado conforme se verifica hoje, será ampliado de modo a abrigar um apartamento luminoso e com um largo horizonte visual.
No logradouro, mas ligado ao velho edifício, será edificado um novo volume de três pisos, cuja área de construção complementará a do edifício existente.
A implantação e a organização interna do corpo acrescentado articulou-se com o recuo do talude próximo da casa existente. Deste modo, cria-se desafogo à fachada tardoz da velha casa e, por outro lado, proporciona-se boa exposição solar aos apartamentos da nova construção. A nova contenção das terras é feita através de um muro de gabiões dispostos em escada. Com esta solução pretende-se valorizar o impacto visual da envolvente do jardim resultante.
A área do novo volume a construir complementará a área pré existente, a qual corresponderá a dois apartamentos de dois quartos, no r/c e 1º andar.
O 2º andar destina-se a um apartamento que se distribuirá entre o velho edifício e a nova construção. Este apartamento será acedido a partir do edifício existente. No entanto, este apartamento terá acesso e o uso exclusivo da plataforma ajardinada adjacente.
As restantes plataformas ajardinadas serão de acesso e uso comum a todos os moradores.
Assim, são criadas 8 fracções. Umas destinadas à habitação e outras ao alojamento local.
A reabilitação e ampliação no Bonjardim pretende atingir níveis reduzidos de consumo de energia não renovável. No entanto, tal não impede, mas potencia, o alcance de níveis elevados de conforto.
Planta piso 0
Planta piso 1
Planta piso 2
Planta piso 3
Corte Transversal
Corte Longitudinal
Mais Projectos
Apartamentos e Comércio na Rua S. João
O projecto de apartamentos e loja na Ribeira, resultou em 4 apartamentos e a reformulação do comércio de rua já existente.
Reconversão em Apartamentos
Reconversão e ampliação de um edifício ocupado por uma velha oficina de torneiro mecânico, em Massarelos, no Porto, em 6 apartamentos T1 duplex, destinados à habitação ou ao alojamento