Reabilitação na Sé

Rua Chã, Porto

2020

Apartamentos e loja na Sé
Apartamentos e loja na Sé
com,
Alexandra Morais
Maria Lima

A reabilitação na Sé, reconvertendo um edifício do fim do séc. XIX, do centro histórico do Porto, em apartamentos turísticos.

Condições de partida
O edifício, com cave, rés do chão e quatro andares, é particularmente estreito.

A escada, divide o espaço de cada piso em duas partes de áreas semelhantes. No entanto, as condições de iluminação natural de cada uma delas são de qualidade muito diversa.

Assim, as áreas confinantes com a fachada voltada à rua são bem iluminadas. Dotados de dois generosos vãos envidraçados por piso, têm vista sobre  a Sé, a Rua Escura e o casario do centro histórico da Porto.

Do lado oposto a luz natural penetra através de um estreito pátio do interior do quarteirão, cuja largura é inferior a quatro metros. A iluminação natural é suficiente no 4º andar, mas vai escasseando progressivamente entre o 3º andar e o 1º. Acresce que, a fachada tardoz só tem uma janela por piso, o que reduz, só por si a entrada da luz do dia nos pisos confinantes.

O edifício está incluído na lista de Património Histórico da UNESCO e sujeito às condições daí decorrentes.
 
O projecto
Dado o bom estado das escadas que ligam os andares, entendemos restaura-las, assim como aos corrimãos e patamares.

Avaliado o potencial funcional de cada piso, entendeu-se haver condições para que o primeiro andar fosse um único apartamento, com duas frentes. Isso foi possível, rebaixando o pavimento sob as escadas comuns, de modo a obter uma passagem a ligar os pavimentos de ambas os lados da escada.

O apartamento resultante tem uma sala com kitchnette, um hall (sob a escada), um quarto de banho de três peças e um quarto.

Nos restantes pisos foram desenvolvidos apartamentos turísticos com uma só frente.

Estes incluem mobiliário de cozinha na sala/quarto e um quarto de banho de três peças.

Pavimentos, tectos e paredes confrontantes com áreas comuns foram foram revestidos com materiais resistentes ao fogo. O isolamento acústico foi levado aos níveis de conforto em vigor.

Assim, são reabilitados os dois pisos de comércio, cave e rés do chão, e a reconvertidos  os quatro andares do edifício anteriormente ocupados por escritórios, em apartamentos e alojamento local.

Em termos finais, o projecto resultou numa loja duplex, com uso do pátio exterior privativo, e sete apartamentos dos quais 1 T1 (no 1º andar) e 6 T0.
 



Apartamento na Sé - vista da sala
Quarto de apartamento turístico na Sé
Apartamento turístico na R. Chã
Apartamento turístico na Sé
Apartamento turístico na R. Chã
Loja na R. Chã
Loja na R. Chã
Loja na R. Chã
Fachada da loja de edifício remodelado na Sé

Mais Projectos

9 apartamentos em Álvares Cabral

Os 9 apartamentos em Álvares Cabral são o resultado da reabilitação de um  edifício construído a partir de 1905. Este sofreu alterações e ampliações ao longo do tempo ao seu desenho original.
Os apartamentos na  Boavista resultam da remodelação de edifício centenário, convertendo-o em habitações confortáveis, luminosas, e distintas.

Apartamentos em Álvares Cabral

Os apartamentos em Álvares Cabral, são o resultado da reabilitação de uma moradia burguesa do início do século XX. O prédio foi identificado e adquirido com vista ao buy-to-let.