A reconversão de oficina em 6 apartamentos duplex, resulta da remodelação e ampliação de uma nave industrial antes ocupada por um negócio de torneiro mecânico.
O edifício era constituído por uma nave, na qual se disponham tornos e mesas de corte e quinagem de chapas. Outros dois pequenos espaços destinados a escritório e sanitários ocupavam o restante da área coberta existente.
O imóvel, por seu lado, estava envelhecido e apresentava vários problemas de infiltração de água da chuva.
No interior, a luz era escassa e dele nada se via para o exterior.
Nas traseiras havia um pátio estreito onde jaziam limalhas e detritos metálicos a aguardar transporte a vazadouro.
A fachada do prédio tinha apenas uma fiada estreita de janelas, no topo da parede, junto ao tecto.
No entanto, o potencial do edifício era enorme.
O facto de estar integrado no núcleo histórico da Freguesia de Massarelos, a sua localização junto ao rio Douro, a proximidade de transportes públicos e das vias de ligação à rede rodoviária (Campo Alegre – Ponte da Arrábida) vocacionou o edifício para o uso habitacional. Ou para o uso turístico, no âmbito do alojamento local.
O projecto
Com esta operação pretendeu-se, assim, converter a oficina em 6 apartamentos de habitação, em duplex.
Maximizou-se o reaproveitamento das paredes e estruturas existente, tirando partido do elevado pé direito existente, subido a cobertura do edifício.
Em consequência, pode construir-se um meio piso sobre o pavimento existente de modo a aumentar a área disponível dos apartamentos e fazer face a regulamentos em vigor.
Rasgaram-se amplos vãos na fachada voltada à rua Fonte de Massarelos os quais asseguram, amplamente, a iluminação dos espaços de habitação.
A organização do espaço interior dos apartamento é semelhante e todos eles.
Assim, os apartamento tem a cozinha/refeições e wc no piso inferior. No piso superior estão o quarto, o quarto de banho e um closet.
As escadas que ligam a sala ao quarto ocupam um espaço de pé direito duplo junto do grande vão envidraçado da fachada. Esta solução permite a iluminação natural e a ventilação nos dois pisos sem a devassa da privacidade, a partir da rua.
O grande desnível do pavimento original do edifício em relação à rua da Fonte de Massarelos, por um lado, e o nivelamento de cotas entre o pátio e o patamar das Escadas do Roleto permitiu fazer o acesso ao edifício pelas ditas escadas.
O pátio converteu-se no acesso único e espaço de distribuição aos apartamentos. Garante-lhes a privacidade e intimidade.
Planta Piso 0
Planta Piso 1
Corte transversal
Corte Longitudinal
Mais Projectos
Apartamentos e Comércio na Rua S. João
O projecto de apartamentos e loja na Ribeira, resultou em 4 apartamentos e a reformulação do comércio de rua já existente.
Reabilitação e Ampliação no Bonjardim
A reabilitação e ampliação no Bonjardim resulta da reutilização do velho edifício existente, a requalificar e da construção de um novo corpo a este adoçado.