Reconversão em apartamentos

Rua Fonte de Massarelos, Porto
2013 / 2014
 
A reconversão em apartamentos, em Massarelos, no Porto, é o resultado da remodelação e ampliação de um edifício antes ocupado por uma oficina de torneiro mecânico.
O edifício estava envelhecido e apresentava vários problemas de infiltração de água da chuva. Por outro lado, o potencial do edifício, integrado no núcleo histórico da Freguesia de Massarelos, a sua localização junto ao rio Douro e a proximidade de transportes públicos e das vias de ligação à rede rodoviária (Campo Alegre – Ponte da Arrábida) vocaciona-o para o uso habitacional ou para o uso turístico, no âmbito do alojamento local.
Com esta reconversão em Massarelos pretende-se, assim, converter a oficina em 6 apartamentos de habitação, em duplex, maximizando o reaproveitamento das paredes e estruturas existente.
Assim, a reconversão em apartamentos tira partido do elevado pé direito existente, subido a cobertura do edifício. Pode construir-se um meio piso sobre o pavimento existente de modo a aumentar a área disponível dos apartamentos e fazer face a regulamentos em vigor. Resgaram-se amplos vãos na fachada voltada à rua Fonte de Massarelos os quais asseguram, amplamente, a iluminação dos espaços de habitação.
 Dado o grande desnível do pavimento original do edifício e do logradouro em relação à rua da Fonte de Massarelos, por um lado, e o nivelamento de cotas entre o logradouro e o patamar das Escadas do Roleto entendeu-se fazer o acesso ao edifício pelas ditas escadas, através do logradouro como espaço de distribuição. Este espaço garante a privacidade e intimidade aos apartamentos em relação aos espaços públicos envolventes.
Em resumo, todos os apartamentos tem acesso pelo espaço exterior comum.
Todos tem a cozinha/refeições e wc no piso inferior e quarto, quarto de banho e um closet no piso superior.