Remodelação de edifício na Foz

Rua Nunes da Ponte, Porto

2018 (obra em curso)

Remodelacao-Foz-jardim
com,
Alexandra Morais
Marcelo Oliveira
A remodelação de edifício na Foz do Douro resulta na conversão de duas moradias geminadas em duas habitações confortáveis e distintas, após emparcelamento dos respectivos lotes.

O existente
As moradias, de três andares, construídas nos anos 50, concentravam a vida das famílias nos dois pisos superiores, destinando o piso térreo às garagens e arrumos.
 
Os compartimentos de habitação não tinha qualquer acesso directo aos jardins, o que, implicava sempre descer um piso de escadas.
 
Os jardins, estreitos, longos e rematados por anexos destinados a lavandaria e arrumo de utensílios de cultivo, eram, por sua vez, pouco atraentes.
 
O projecto
O projecto de remodelação na Foz altera o modelo existente de fruição das casas e dos jardins existentes.
 
Cria duas habitações, de características diferentes entre si, mas que são uma resposta às novas necessidades de espaços  funcionais no domínio da habitação confortável, nos padrões vigentes.
 
Uma, é um apartamento, no andar superior, no qual todos os compartimentos de habitação se distribuem por um só piso. No entanto, este apartamento tem agregado duas áreas de trabalho, escritórios/ateliers, que ocupam metade do piso intermédio.
 
É neste piso o acesso formal a esta habitação, a quem chega do exterior.
 
A outra habitação,cujos compartimentos se distribuem por dois pisos, oferece a vivência de uma moradia, com uma relação próxima e directa com o jardim.
 
Ocupa a totalidade do piso térreo, destinado aos compartimentos de convívio familiar, e o remanescente do piso intermédio, destinado aos quartos.
 
Esta habitação permite o usufruto exclusivo do jardim e do anexo, com uso polivalente para além de incluir a lavandaria e um arrumo.
 
Este anexo, implantado a toda a largura do fundo do lote, oculta a imagem caótica do perfil dos muros de vedação e anexos dos logradouros vizinhos e contribui, assim, para a organização e “paz” visual do horizonte do jardim.
 
Foi dado particular tratamento a dois aspectos: a eficiência no isolamento térmico e acústico e aos sistemas eficientes e sustentáveis de ventilação do ar interior, climatização e ao aquecimento de água sanitária.
 
Estes sistemas incluem, em complementaridade, os painéis solares térmicos, os recuperadores de calor hidráulicos, os permutadores geotérmicos, complementados com bombas de calor.
 
A rega dos jardins mereceu particular atenção no âmbito da sustentabilidade no uso de recursos.
 
Foi estudado um dispositivo de recolha e armazenamento da água da chuva destinada à rega do jardim, a qual, complementada com a água do poço, evitará a utilização da água da rede pública.
 
 
Remodelacao-Foz-Porto-estacionamento
Remodelacao-Foz-Porto-vista-entrada
Remodelacao-Foz-Porto-entrada
Remodelacao-Foz-Porto-pormenor-caixilharia
Remodelacao-Foz-sala-comum
Remodelacao-Foz-Porto-sala-estar
Remodelacao-Foz-Porto-cozinha
Remodelacao-Foz-Porto-quarto-de-banho
Remodelacao-Foz-Porto-vista-jardim
Corte Longitudinal
Planta do piso térreo de apartamento na Foz do Douro
Planta piso 0
Planta piso 1
Planta piso 2

Mais Projectos

Concept Store na Avenida do Brasil

A concept store no Porto levou à reabilitação e reconversão de uma moradia da Avenida do Brasil.

Casa em Nevogilde

O projecto de moradia bifamiliar em Nevogilde, insere-se num lote de terreno “encaixado” entre dois edifícios com enorme impacto visual e por eles devassado. Os edifícios confinante diferem muito em alinhamentos, volumes, revestimentos, e expressão geral.

Casa na Foz

O lote desta casa na Foz é “apertado”. “Apertado”, porque o perímetro da área de implantação é rígido e a sua ocupação é obrigatória, segundo o regulamento do loteamento. O mesmo se aplica aos vários andares.