Remodelação de edifício na Foz

Rua Nunes da Ponte, Porto

2018 (obra em curso)

Remodelacao-Foz-jardim
com,
Alexandra Morais
Marcelo Oliveira

A remodelação de edifício na Foz do Douro resulta na conversão de duas moradias geminadas em duas habitações duplex confortáveis e distintas, após emparcelamento dos respectivos lotes.

 

O existente
As moradias, de três andares, construídas nos anos 50, concentravam a vida das famílias nos dois pisos superiores, destinando o piso térreo às garagens e arrumos.
 
Os compartimentos de habitação não tinha qualquer acesso directo aos jardins, o que, para lhes aceder, implicava sempre descer um piso de escadas.
 
Os jardins, estreitos, longos e rematados por anexos destinados a lavandaria e arrumo de utensílios de cultivo, eram, por sua vez, pouco atraentes.
 
O projecto
Assim, o projecto de remodelação de edifício na Foz altera o modelo existente de fruição das casas e dos jardins existentes.
 
Cria duas habitações, de características diferentes entre si, mas que respondem a novas caracterizações funcionais dos espaços,   dimensões, visuais estéticas e de equipamento, bem como articulação entre eles,  e de conforto no domínio da habitação confortável, nos padrões vigentes.
 
Uma, é um apartamento, no andar superior, no qual todos os compartimentos de habitação se distribuem por um só piso. No entanto, este apartamento tem agregado duas áreas de trabalho, escritórios/ateliers, que ocupam metade do piso intermédio.
 
É neste piso o acesso formal a esta habitação, para quem chega do exterior.
 
A outra habitação, cujos compartimentos de habitação se distribuem por dois pisos, oferece a vivência de uma moradia, com uma relação próxima e directa com o jardim.
 
Esta, ocupa a totalidade do piso térreo, destinado aos compartimentos de convívio familiar. A área que lhe cabe do piso intermédio é destinado aos quartos.
 
Esta habitação permite o usufruto exclusivo do jardim e do edifício anexo.  Este abriga uma área interior que abriga uma sala luminosa de uso polivalente, para além da lavandaria e um arrumo. No exterior, abriga uma área para refeições ao ar livre e respectivos equipamentos de apoio.
 
Este anexo, implantado a toda a largura do fundo do lote, oculta a imagem caótica do perfil dos muros de vedação e anexos dos logradouros vizinhos e contribui, assim, para a organização e “paz” visual do horizonte do jardim.
 
Eficiência energética e sustentabilidade
Foi dado particular tratamento a dois aspectos: a eficiência no isolamento térmico e acústico e aos sistemas eficientes e sustentáveis de ventilação e climatização do ar interior,
e ao aquecimento de água sanitária.
 
Estes sistemas incluem, a articulação e a complementaridade entre, os painéis solares térmicos, os recuperadores de calor hidráulicos, e os permutadores geotérmicos, coadjuvados por bombas de calor.
 
A rega dos jardins mereceu particular atenção no âmbito da sustentabilidade no uso de recursos.
 
Nesse sentido, foi estudado um dispositivo de recolha e armazenamento da água da chuva destinada à rega do jardim. Esta água, complementada com a água do poço, permitirá a rega do jardim ao longo do ano evitando a utilização da água da rede pública para este fim. O dispositivo está também preparado prevenir inundações provocadas por qualquer forte aguaceiro.
Remodelacao-Foz-Porto-estacionamento
Remodelacao-Foz-Porto-vista-entrada
Remodelacao-Foz-Porto-entrada
Remodelacao-Foz-Porto-pormenor-caixilharia
Remodelacao-Foz-sala-comum
Remodelacao-Foz-Porto-sala-estar
Remodelacao-Foz-Porto-cozinha
Remodelacao-Foz-Porto-quarto-de-banho
Remodelacao-Foz-Porto-vista-jardim
Corte Longitudinal
Planta do piso térreo de apartamento na Foz do Douro
Planta piso 0
Planta piso 1
Planta piso 2

Mais Projectos

Concept Store na Avenida do Brasil

A Concept Store na Avenida do Brasil, no Porto levou à reabilitação e reconversão de uma moradia numa loja  que reúne pontos de venda e restaurante, que expõe e vende obras de arte, moda, música, design, culinária e cultura.

Casas em Nevogilde

O projecto das casas em Nevogilde viabiliza duas moradias com jardim, independentes e confortáveis, num lote, sem qualquer divisão administrativa do terreno.

Casa na Foz

A Casa na Foz converte as vastas e diversificadas expectativas de uma família em espaços funcionais, claros, e coerentemente articulados, com fruição confortável e flexível. Isto, num lote de terreno fortemente condicionado por regras e regulamentos.